SINOPSE
Sebastian é um espetáculo de dança-teatro que se constitui de experiências vinculadas aos temas do martírio e do sacrifício, do erotismo, do inconsciente, do sagrado, e de questões sobre a devastação da identidade e dos valores existenciais dos sujeitos. Persegue-se o universo simbólico e a corporeidade do mártir e santo cristão São Sebastião e suas conexões com experiências vivenciadas pelo artista desde seu nascimento. O projeto é uma metáfora corporal à expressão follow your bliss, em inglês, que contém ao mesmo tempo siga o seu caminho, encontre o seu lugar, o seu papel e identidade no mundo, e viva-o plenamente, mesmo que isso implique dificuldade e sofrimento.
APRESENTAÇÃO
Sebastian é espetáculo de dança-teatro, no qual um dos únicos artistas transexuais de longa atuação em artes cênicas no Brasil traça paralelos entre sua vida e São Sebastião. O santo é utilizado para tratar do tema mais urgente do atual cenário político do país, o extermínio LGBTTQI+. É a 1º vez no país que homem trans se desnuda em cena. Com linguagens híbridas, é estruturado ritual de sacrifício, no qual o performer prepara seu abate em meio a 200kgs de cordas de sisal, uma moringa de barro, uma mala, um tecido branco longo semi-transparente, uma lâmpada de mão e projeções - conjunto “cyber-barroco”, como propôs Naira Ciotti/UFRN. Assim como o mito, ícone gay que recusou renunciar a sua identidade, muitas pessoas lutam dia-a-dia para viverem.
A criação partiu da pesquisa Corpo-catástrofe: a transformação e o corpo sacrificial, de Ian Geike/UFRGS, originada pelo Projeto Sebastian, no qual performer estudou Mímica Corporal Dramática com Alexandre Brum/POA/ING/EUA; Danças Afro-Brasileiras e Capoeira com Benjamim Abras/MG; Dança-Teatro com Gui Augusto/MG; Voz com Raísa Campos, Gilmar Iria, e Michele Degan/ITA. Teve ainda colaboração teórica de Janaína Freitas.
O Projeto Sebastian criou no Brasil a 1ª festa performativa queer totalmente trans, Queermesse de São Sebastião; TransSebastian, foto-performances do 1º São Sebastião trans; vídeo-performances Sebastian, e 7 flechas, em fase de produção com Abras.
Posteriormente as pesquisas foram unidas à do diretor Saulo Almeida: A Cena Mitopoética (Manzuá/PPG/UFRN).
CENSURA
Veiculado em inúmeros jornais após sua censura, Sebastian, cancelado em ato autoritário e unilateral pelo prefeito de Gaspar/SC, foi impedido de compor o Festinver/SC. Conta ainda com enorme mobilização de artistas do sul do país como no viralizado “eles censuram, nós sebastiamos”, e com o Ofício 120/2018, "Moção de repúdio ao cancelamento do espetáculo 'sebastian'", do Conselho Estadual de Cultura da Secretaria de Estado/SC.
CIRCULAÇÃO
CONVITES
Ator-dançarino Sebastian
Direção Saulo Almeida
Colaborações artísticas Alexandre Brum Correa, André Vaillant, Benjamim Abras, Chico Machado, Emily Chagas, Guilherme Augusto, Leela Alaniz
Orientação Teórica Janaína Freitas
Preparação vocal: Raísa Campos
Trilha-sonora Sebastian e Saulo Almeida
Trilha sonora original Raísa Campos, Gilmar Iria, Michele Degan
Dramaturgia Sebastian e Saulo Almeida
Texto Sebastian
Iluminação Saulo Almeida
Cenografia Sebastian, Saulo Almeida, Chico Machado, Ícaro Epifânio
Operação de Som Sofia Pulgatti
Operação de vídeo João Gabriel de Queiroz
Figurino Sebastian
Projeções João Gabriel de Queiroz
Teaser Filipe Rossato
Produção Sebastian, Saulo Almeida
Arte Gráfica Naiana Wink
Apoio Centro de Estudos Corporais do Ator-Bailarino, Nebulla Movement
Classificação Etária 14 anos
CURRÍCULOS DA FICHA TÉCNICA