top of page
sdfgfdgdhyhy_edited_edited.png
asdgrthty_edited.png
frwrwg6_edited.png
sdagdfgdgh_edited.png
dsgsdfgdf_edited.png
asdfgewy6y5_edited.png
dewferyrt_edited.png

FICHA TÉCNICA

Concepção Insubordinados

Pesquisadores Chico Machado, Ian Geike, Marsal Rodrigues e Peter Grossweiler 

Classificação Etária Livre

Ano 2015

DESCRIÇÃO

Multimídia

SINOPSE

em princípios gerais da transoperatividade o grupo insubordinados explora o conceito da transoperatividade, utilizando audiovisual, tecnologias do som, objetos sonoros, performance, e ferramentas digitais de transcodificação audiovisual.

 

APRESENTAÇÃO

princípios gerais da transoperatividade é o 2° experimento do grupo de pesquisa insubordinados, do qual ian geike foi pesquisador e no qual desenvolveu sua iniciação científica, descrita em pôster. trabalho compõe a pesquisa além da ilustração: o exercício de relações insubordinadas entre textos cênicos. caracterizada como uma investigação sobre poéticas de criação, a partir de experimentações e realizações artísticas cênicas, a pesquisa coordenada pelo professor joão carlos machado (chico machado) - vinculada à ufrgs - se propõe a investigar relações não subordinadas entre textos e linguagens de naturezas diferentes colocados em uma mesma obra.

o trabalho procura conexões não ilustrativas entre os diversos elementos da criação cênica, privilegiando modos de relação não subordinados entre os diversos meios. o princípio norteador desta experimentação é conceito de transoperatividade, definido como a qualidade de uma ação ou de um procedimento realizado em algum meio, que gera mais de um efeito e, por extensão, gera outra ação ou procedimento. desta forma os efeitos gerados pelas ações em algum meio produzem resultados em outros meios. buscamos operações com a manipulação de recursos técnicos mecânicos e eletrônicos na performance, fazendo predominar o que se poderia chamar das camadas tautológicas ou concretas presentes nas ações realizadas.

PERFORMANCENOLUGAR
ATELIER SUBTERRÂNEA
INDISCIPLINARIEDADES2015

PRINCÍPIOS GERAIS DA TRANSOPERATIVIDADE

bottom of page