INVISIBLE
FICHA TÉCNICA
Concepção Ian Geike
Performance Ian Geike
Imagens Ian Geike
Programação Marcelo Padovani
Montagem e som Bévora
Produção Ian Geike
Classificação Etária Livre
Ano 2018
DESCRIÇÃO
Performance, Arte Digital
SINOPSE
em invisible o corpo do dançarino transforma-se em (e é simultaneamente transformado por) conjuntos de neurônios interativos, manipulados fisicamente e digitalmente, e materializados ao vivo em ambiente virtual.
APRESENTAÇÃO
work-in-progress. o corpo transformacional - conceito criado por ian geike -, é aquele que, a partir da alteração dos seus estados corporais, tem, dentre outros aspectos, sua qualidade de movimento, sua forma e sua existência alteradas. a transformação corporal pode se dar, dentre outras formas, por dispositivos tecnológicos - que amplificam ou distorcem a experiência física.
a metáfora do invisível é utilizada para tratar de nano-materialidades, que vão de partículas a células e fluxos de vida, e de suas implicações no corpo transformacional.
em invisible, o kinect, interface de captura de movimentos da microsoft para o xbox 360, junto de ferramentas de programação, é utilizado, em parceria com marcelo padovani, para criar a transformação corporal por dispositivo tecnológico. um duplo transformacional do dançarino, em formas pré-programadas, é criado e manipulado digitalmente e fisicamente, simultaneamente, e em tempo real. o console é utilizado para identificar massas tridimensionais, sendo sensível às suas distâncias e movimentos, o que permite a criação de corpos virtuais que respondem interativamente ao dançarino. dessa forma, o corpo do dançarino é alterado em ambiente virtual, e os duplos criados modificam simultaneamente os estados do corpo real do dançarino, em complexos sistemas de transformação corporal, que visam romper as lógicas dicotômicas do dentro-fora, visível-invisível, real-virtual.