EXPERIMENTO1
FICHA TÉCNICA
Concepção Insubordinados
Pesquisadores Chico Machado, Ian Geike, Marsal Rodrigues, peter Grossweiler e Vinicius Nogueira
Classificação Etária Livre
Ano 2015
DESCRIÇÃO
Multimídia
SINOPSE
em experimento1 o grupo insubordinados explora alguns conceitos como a transoperatividade, utilizando audiovisual, tecnologias do som, objetos sonoros, performance, e ferramentas digitais de transcodificação audiovisual.
APRESENTAÇÃO
experimento1 é o 1° experimento do grupo de pesquisa insubordinados, do qual ian geike foi pesquisador e no qual desenvolveu sua iniciação científica. o trabalho compõe a pesquisa além da ilustração: o exercício de relações insubordinadas entre textos cênicos. caracterizada como uma investigação sobre poéticas de criação, a partir de experimentações e realizações artísticas cênicas, a pesquisa coordenada pelo professor joão carlos machado (chico machado) - vinculada à ufrgs - se propõe a investigar relações não subordinadas entre textos e linguagens de naturezas diferentes colocados em uma mesma obra.
descartando as hipóteses de correspondência e de subordinação entres estes diversos elementos onde, por exemplo, a visualidade se coloca como uma ilustração da música, ou vice-versa, a pesquisa privilegia processos criativos de relação que, embora considere as especificidades de cada linguagem, se localizem além delas. do ponto de vista das artes cênicas, a pesquisa cogita as práticas colaborativas, problematizando a questão da autoria e da produção de sentido dentro dos sistemas de produção, buscando modos não-hierarquizados de cooperação textual.
esta investigação partiu dos seguintes pressupostos: 1) transoperatividade: quando um estímulo se transforma ou gera outro; transcodificação; intermídia; 2) estatuto: condição, fisicalidade (técnica); 3) resistência: negar-se a pensar ou fazer de modo esperado ou convencional; opção por não agir; Inoperância, inação; resistência elétrica, estado de suspensão dinâmico; capacidade física de suportar algo; resistência política; desaceleração; 4) qualidade: sensação, motivação, energia; 5) adaptabilidade: alteração para obter determinado resultado; sentido darwiniano; 6) relação: alteridade, comportamento